Riscos a serem avaliados antes de uma Licitação

O principal risco é o fato da empresa ou de seus representantes ainda não estarem preparados para uma licitação.

É preciso avaliar a capacidade produtiva, os custos, a entrega, o fluxo de produção, observar os prazos, entregar os produtos dentro da especificação, etc.

Tudo isso pode eliminar problemas recorrentes quando falamos sobre licitações, evitando penalidades e multas. Por isso, cada novo edital de licitação merece uma análise de riscos.

Assim, sempre sugerimos a avaliação de alguns pontos essenciais antes de participar de qualquer licitação.

Confira a seguir 5 questões essenciais:

1. Você conseguirá fornecer o material ou prestar o serviço no prazo e condições exigidas?

2. Existe alguma variável que não depende de você, como a sazonalidade, safra, matéria-prima, etc? Caso sim, você terá condições de suprir essas restrições com recursos próprios para atender o pedido?

3. Qual o preço mínimo de sua proposta?

4. Os custos indiretos, como transporte, mão de obra, impostos, embalagem e outros estão inclusos no seu preço mínimo?

5. Lida e analisada as condições da compra, você entende exatamente o que terá de entregar (objeto), em que prazo, em qual local e com qual nível de qualidade?

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *